Inteligência artificial no combate às fraudes PIX

Publicado em 22/03/23 | Atualizado em 23/03/23 Leitura: 9 minutos

Antifraude PIX

Home > Blog >

Inteligência artificial no combate às fraudes PIX

Inteligência artificial no combate às fraudes PIX

Décadas atrás, a ideia de ter uma inteligência artificial participando ativamente da nossa rotina, vivia apenas na imaginação dos cientistas e nos roteiros dos filmes de Hollywood. 

Atualmente, o uso desta tecnologia já está completamente integrado à sociedade e ganhando aplicações cada vez mais importantes. Um dos setores que se beneficiou com essa expansão foi o de prevenção à fraude

Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), entre 2020 e 2021, 59% das pessoas entrevistadas sofreram algum tipo de fraude financeira, sendo 32% delas desencadeadas por mecanismos de engenharia social. 

E como a inteligência artificial se encaixa nesse cenário? Simples: essa tecnologia chegou para munir os sistemas antifraude com novos recursos, melhorando a experiência do cliente, ao mesmo tempo que a torna mais segura . 

Para compreender essa relação, vamos explicar como esse mecanismo ajuda a detectar padrões fraudulentos e qual é o seu papel no DeLorean Antifraude PIX, a plataforma criada pela Data Rudder para fazer análises preditivas. Vamos começar?

O que é inteligência artificial

Na definição do Dicionário de Oxford, “Inteligência artificial é a teoria e o desenvolvimento de sistemas de computador, capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como percepção visual, reconhecimento de fala, tomada de decisão e tradução entre idiomas.”

Resumidamente, a IA se concentra no desenvolvimento de sistemas e algoritmos com a habilidade de simular o aprendizado, raciocínio e ação que nós teríamos sobre um determinado assunto. Eles podem ser projetados para executar tarefas cognitivas complexas, compreender a linguagem humana e, no caso dos antifraudes, analisar dados e criar previsões acuradas que resultarão em decisões mais assertivas. 

Como essa tecnologia detecta fraudes

A segurança é um assunto delicado e necessário para a maioria das instituições financeiras. De acordo com a pesquisa do CNDL, 92% dos entrevistados sentiam dificuldade em identificar situações de risco e se protegerem contra as ameaças de fraude. Ou seja, um grande sentimento de instabilidade dos clientes sobre suas finanças pessoais.

Com a popularidade do PIX, esse problema tomou proporções ainda maiores. Acumulando mais 2,5 bilhões de transações só em janeiro de 2023, o sistema de pagamentos instantâneos tem sido o alvo favorito dos golpistas. 

O que mais atrai os criminosos é que a plataforma oferece transferências rápidas (em média 1,5 segundo) e os usuários, em sua maioria, não pagam taxas sobre as operações, o que facilita o uso por impulso

É sobre essas condições que a inteligência artificial se apresenta como um recurso poderoso na criação de mecanismos de proteção ágeis e eficientes para a segurança do usuário. 

O uso do machine learning permite a criação de  modelos analíticos baseados no conhecimento adquirido através dos dados históricos dos clientes. 

A partir desses modelos, a tecnologia consegue realizar uma análise preditiva de cada operação, levando em consideração os dados transacionais do usuário, sua localização, a frequência das operações e os valores transferidos via PIX, por exemplo.

Utilizando essas informações, o sistema cria um diagnóstico do comportamento do consumidor e consegue criar previsões acuradas sobre os padrões fraudulentos do sistema de pagamentos. E o melhor, no caso do DeLorean Antifraude PIX, todo esse processo acontece em milissegundos. 

O DeLorean Antifraude PIX treina automaticamente mais 30 algoritmos para identificar qual deles responde melhor às particularidades de cada cliente, garantindo eficiência e precisão no combate às fraudes. Imagem: Freepik.

Não é à toa que o uso de plataformas antifraude baseadas em machine learning e inteligência artificial estão tomando conta do mercado de prevenção à fraude. 

Uma pesquisa realizada pela Nvidia, uma empresa especializada em AI, mostrou que 78% dos profissionais das instituições financeiras usam machine learning, deep learning ou computação de alto desempenho para combater essas ameaças. Dentre as organizações entrevistadas, 31% ainda afirmou que a maior parcela de investimento em inteligência artificial deve ser destinada ao combate à fraude

Vantagens da inteligência artificial 

Já deu para perceber que a inteligência artificial chegou para realmente revolucionar o uso de novas tecnologias, inclusive na área de prevenção à fraude. A seguir, vamos destacar as principais vantagens que esse mecanismo oferece para o aprimoramento dos sistemas antifraude. Olha só:

Aumento da eficiência na detecção de fraudes 

Uma das grandes funcionalidades da inteligência artificial é sua capacidade de processamento de dados. No contexto do antifraude, é a partir dos dados históricos dos clientes que os algoritmos são treinados para a criação dos modelos, utilizando técnicas de machine learning. 

Depois que os modelos são definidos, a IA consegue analisar as atividades do usuário em tempo real e identificar padrões suspeitos nas transações financeiras. Todo processo é automatizado e leva menos de um segundo para determinar a probabilidade da operação ser fraudulenta. 

Isso significa que a detecção de fraudes pode ser mais ágil, precisa e transparente. 

Redução dos custos operacionais e dos prejuízos

Como explicamos no início deste artigo, o objetivo da inteligência artificial é realizar tarefas que normalmente exigiriam a influência humana. 

Com o uso desse recurso na detecção das fraudes PIX, o processo se torna autônomo e acurado, reduzindo, por exemplo, gastos operacionais com análises manuais. 

Outra questão é que a IA chega para minimizar as perdas financeiras, tanto para os clientes, como para as empresas. Por oferecer novas camadas de análise e proteção à fraude, a tecnologia consegue identificar a probabilidade de uma transação ser fraudulenta e tomar as medidas necessárias para que a transferência seja interrompida a tempo

Além dessas vantagens, existe também a possibilidade de aumentar a lucratividade da empresa através do uso da inteligência artificial no sistema antifraude. A pesquisa da Nvidia, que citamos anteriormente, aponta que 30% das instituições obtiveram um crescimento de 10% no rendimento anual utilizando a tecnologia.

Melhoria na experiência do usuário

Só quem já sofreu um golpe financeiro sabe como a sensação de impotência e constrangimento toma conta nessas horas. Por isso, é uma função das instituições oferecer a segurança necessária para que cenários como esse se tornem cada vez mais raros. 

Com o avanço da tecnologia antifraude, promovida pelo uso da inteligência artificial, outro fator que foi beneficiado foi a experiência do usuário. 

Ao incorporar essa tecnologia aos seus sistemas, bancos e empresas de pagamento oferecem mais proteção e confiança aos seus clientes. 

A IA ajuda a proteger os dados dos usuários, detectando atividades suspeitas que possam indicar tentativas de roubo ou outras formas de fraude. Além disso, ela automatiza os processos, reduz o tempo de espera e elimina a sensação de incerteza, que era comum antes da chegada do PIX. 

Outro fator que impacta na experiência do usuário é que, com a inteligência artificial, também é possível reduzir o número de falsos positivos. Ou seja, casos em que uma transação legítima é identificada como fraude. Isso evita que o usuário seja submetido a verificações desnecessárias e outros inconvenientes.

Durante janeiro de 2023, foram transferidos mais de R$1,1 trilhão através do PIX. Imagem: Freepik.

Atualização constante dos novos padrões de fraude

Outra vantagem deste recurso, é que a IA pode ser treinada constantemente com novas informações dos usuários e históricos da empresa, o que significa que ela pode continuar aprendendo e se adaptando aos formatos de fraude. 

Ou seja, com o uso da inteligência artificial e o acompanhamento de um cientista de dados, sua empresa continuará sempre atualizada em relação aos golpes mais comuns e as melhores estratégias de segurança para preveni-los. 

Agilidade na tomada de decisões 

Um benefício que já citamos algumas vezes e que é imprescindível para o sucesso do PIX no Brasil, é a agilidade que a inteligência artificial oferece para a detecção das fraudes e para a tomada de decisões. O DeLorean Antifraude PIX, por exemplo, opera todas as suas camadas de verificação em apenas 200 milissegundos. 

A plataforma ainda oferece um dashboard completo com atualizações em tempo real, permitindo que você monitore cada transação e faça os ajustes necessários às suas estratégias de proteção.

Futuro da IA na segurança financeira

Apesar do caminho que já foi percorrido para que a inteligência artificial oferecesse todas essas funcionalidades e benefícios, seu potencial ainda pode ser explorado e aprimorado.

A Superinteligência Artificial (ASI) é uma previsão para o futuro desta tecnologia. Nela, os sistemas seriam capazes de superar a habilidade humana em todos os aspectos. 

Através de uma rede neural profunda, a ASI poderia processar uma quantidade enorme de dados e realizar previsões complexas, baseadas em suas próprias percepções. Além disso, ela teria a capacidade de autoaperfeiçoamento, tornando-se mais ágil e inteligente com o tempo.

Isso poderia representar uma adaptação ainda maior aos cenários de fraude. Em tese, o sistema estaria apto a criar previsões sobre os possíveis modelos de golpe que surgirão no futuro e já desenvolver mecanismos antecipados de proteção. Ou seja, realmente uma máquina do tempo.

O surgimento de uma Superinteligência Artificial ainda gera muitos debates sobre até onde a autonomia dessa tecnologia poderá ser benéfica ou não. Imagem: Freepik.

Conclusão

A integração da inteligência artificial no setor de prevenção à fraude é um exemplo claro de como a tecnologia pode ser uma aliada importante na garantia da segurança financeira dos clientes. Sua capacidade de processamento, relacionada à ciência de dados, oferece uma solução robusta e eficiente contra as ameaças difundidas entre os usuários do PIX. 

Se você quer saber como proteger os clientes da sua empresa contra os golpes no sistema de pagamentos instantâneos, vem dar uma olhadinha nesse post de blog sobre fraudes PIX e fale conosco para conhecer o DeLorean Antifraude

Pesquisar

Assine nossa newsletter

*Ao assinar, você concorda com a política de privacidade.

Artigos relacionados

Acompanhe nossas redes sociais